Hotel Cdesign, no recreio dos bandeirantes – RJ, alcança significativa redução do seu consumo de água e fortalece sua jornada rumo ao turismo mais sustentável.
Nos dias atuais toda economia é bem-vinda. Preocupados com eventual desperdício de água que possa ocorrer com os mais de 5.000 hospedes que o Cdesign recebe mensalmente, Marcello Lablonski, gerente geral do hotel buscou a parceria com a Ecoe para tratar a redução desses desperdícios.
“Desde o seu conceito e projeto, o Hotel Cdesign aborda a questão da sustentabilidade como uma questão central para o turismo. Vemos essas ações como uma oportunidade de agregar valor ao produto, além de uma questão de posicionamento da marca. No Cdesign temos ações de eficiência hídrica, fontes alternativas de energia e de manejo sustentável dos resíduos. A parceria com a Ecoe se encaixa nessa estratégia e estamos no caminho certo, já alcançando resultados promissores. A sustentabilidade no Turismo hoje é uma realidade e uma demanda de nossos clientes.”
Nesse sentido, estão em andamento diversas frentes de atuação, incluindo a instalação de dispositivos de redução do consumo em chuveiros, pias, duchas higiênicas, regulagem de descarga, entre outros. Inclusive na troca parcial de chuveiros por modelos Eco.
“Temos conseguido obter economias da ordem de 20% do consumo de água. A frente de conscientização com os empregados está no seu início, porém vemos com ótimas perspectivas. A forma como a equipe interna e os clientes utilizam os recursos de água, energia e resíduos impacta de forma significativa nos custos de manutenção do hotel,” afirma o gerente de manutenção do hotel José Roberto.
Essa redução também se reverte em menor consumo de energia para aquecimento da água. Com a redução na conta de água, as economias mensais permitem que o hotel faça renovação de todos os chuveiros em um período máximo de 12 meses. Ao final do processo, o hotel alcançará os esta economia significativa de água e aumentará o conforto para os hospedes.
Além da frente de infraestrutura, a Ecoe vem atuando nas frentes de certificação da Booking, de conscientização dos empregados através de ações de RH, palestras e workshops e na comunicação e eficiência dos procedimentos de troca de toalhas e roupa de cama.
Essas ações se somam a outras que já existiam no hotel, como a compra de energias alternativas do Mercado Livre, o uso de geração própria parcial de energia com painéis solares, além de parcerias para o desenvolvimento do turismo com agentes locais.
Para Monica Cellos, gerente de marketing do hotel, “as ações de sustentabilidade fortalecem o posicionamento do hotel como um resort urbano frente ao mar. Compõem o mix de soluções ofertadas em nossos pacotes e serviços individuais, agregando uma experiência sustentável e de bem-estar para nossos clientes”.
O trabalho compreende ainda um olhar para gestão dos resíduos sólidos e orgânico e processos de comunicação das ações junto aos clientes.
Dentro da filosofia de oferecer flexibilidade aos seus clientes, a Ecoe trabalho no conceito de assinatura mensal básica ou completa. Permitindo o acesso a 18 diferentes tipos de serviços e produtos. Conhece um pouco mais dos serviços contidos na assinatura mensal da Ecoe.